Sobre usar roupas de frio

Já procurou no google como se vestir em caso de frio? A roupa mais barata que eles dizem pra tu comprar custa R$200,00 e é a muda de roupa intima!

Por que tão caro?

Por que tão caro?

Então, vai rolar um post aqui como fazer isso tudo e sem gastar TANTO. Afinal de contas sou um estudante E bolsista do CAPES, aka POBRE.

1ª Camada

A função dessa camada é deixar a pele respirar. Isso é importante porque suor vai esfriar com o tempo, até porque essa é a função primaria do suor. Dependendo do clima essa pouca umidade vai ser mais que um desconforto, e pode chegar a congelar partes do corpo. Trocando em miúdos, se tu suar e o suor ficar retido ele pode se tornar o seu pior inimigo.
Essa camada deve ser de um material que não retenha umidade, e que tenha uma secagem bastante rápida. Os materiais mais utilizados são o polipropileno e poliéster.

Primeira camada, estilo rico.
Primeira camada, estilo rico.

2ª Camada

A ideia aqui é isolamento térmico. Aqui vale usar lã, porque ela mantém a temperatura corporal e geralmente é mais barato que roupas de fleece. Além de que existem suéteres de lã são bonitos, e essa camada é a que vai ficar aparente quando passar do ar livre para um ambiente aquecido.

Segunda camada, estilo rico.
Segunda camada, estilo rico.

3ª Camada

Na primeira e segunda camada se usam tecidos que deixam o ar passar livremente, embora aqueçam. Ou seja, mesmo que se esteja usando uma camada grossa de lã, qualquer vento passa e gela a pele. Aí entra a terceira camada, como o objetivo de ser um corta-vento e se possível impermeável. E se chover, nevar ou ventar não vai esfriar tanto como se estivesse usando apenas as duas primeiras camadas. Claro que, embora não seja a função principal, essa camada também aumenta o “poder de aquecimento” da vestimenta como um todo.

Terceira camada, estilo rico.
Terceira camada, estilo rico.

 

Existem algumas razões para usar camadas principalmente se a temperatura ambiente aumentar, ou no entrar e sair de ambientes aquecidos, é só tirar uma das camadas. E não tem aquele problema de ficar com calor com o casaco e com frio sem o casaco. E se tu está se mudando, para um lugar mais frio que o teu atual, use camadas e seja feliz!

See ya!

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.