Aquele post sobre a Copa do Mundo

Dia 8 de Junho desse ano foi ao ar via HBO um vídeo do comediante John Oliver sobre a Copa do Mundo e sobre a FIFA. Através da comedia ele conseguiu levantar uma discussão sobre o que afinal de contas é a FIFA¹.

John Oliver

Ele inicia falando que o futebol para quase todos no mundo é uma religião! E mostrar sobre como a FIFA funciona é quase como mostrar um vídeo bizarro, com o objetivo de ver a reação de quem está vendo. Como? Bastante simples, iniciemos pela sala de reunião da diretoria da FIFA, que parece uma sala de reuniões de um grupo de vilões cartunesco.

f43c2160-cb15-11e3-b193-f1844d10ad86_15_FIFA_I_Exekutive-komitee_1792

E aqui que os vilões diretores da FIFA se reúnem

Seguindo, no Brasil é proibido a venda de bebidas alcoólicas dentro de estádios. E um dos grandes patrocinadores da copa é a Budweiser. Portanto, a FIFA passou por cima da legislação local, e estará permitindo a venda de álcool.

E o pais-sede não se deu TÃO mal, durante a copa na África do Sul, foi criado um tribunal da FIFA. Exatamente, durante os trinta dias de competição a Fédération Internationale de Football Association tomou para si a responsabilidade de “lidar rapidamente com qualquer um que manchar o bom nome deste torneio de futebol”². E sim, teve gente criminalmente condenada por esses tribunais! “Dois zimbabuanos que roubaram alguns jornalistas estrangeiros em uma quarta-feira, foram presos na quinta-feira, e começou a penas de prisão de 15 anos na sexta-feira”². Que corte no mundo dá uma sentença de tanto tempo, em tão pouco tempo? Lembrando que a própria Federação está envolvida em diversos escândalos de corrupção.

tumblr_migb3rDXva1ql5yr7o3_500
Então um companhia que está envolvida em escandalos de corrupção, esta sendo o 
judiciario de um pais?

E eles se consideram uma organização sem fins lucrativos, com mais de um bilhão de dólares no banco, e Sepp Blatter considera isso uma “reserva”. E para mostrar como ele é uma ótima pessoa, uma vez perguntaram para ele como o futebol feminino poderia ser mais popular e respondeu que as atletas deveriam usar roupas menores³.

sepp-1024x616
Feministas, conheçam seu novo alvo!

E sobre o futuro, falemos sobre a Copa de 2022 no Qatar. E esse país não tem um clima possível de se praticar qualquer esporte “out-door”, que é desértico e com temperaturas de até 55°C. Além das condições de trabalho, basicamente escravagistas. E morrem, em media, dois trabalhadores por dia, sem ter nenhum estádio sendo construído agora. A estimativa de alguns é de MIL pessoas morreram até 2022, e é considerada uma estimativa OTIMISTA!

Então, podemos definir que a FIFA é como uma igreja da religião do futebol, e Sepp é o Papa. Que faz com que países da América do Sul gaste milhões em grandes Catedrais que eles não precisam, e pode ser considerada a culpada direta da morte de uma quantidade impressionante de pessoas no Oriente Médio.

Pope-Francis-Blatter-PI_20131105090827230_660_320
E vemos os dois maiores lideres religiosos do mundo

E o seu poder é tão grande que eu estarei assistindo todos os jogos do meu país, e estarei torcendo para que ele seja campeão.

15270586_0

¹http://goo.gl/rkAX2K

²http://goo.gl/3g2kvo

³http://goo.gl/E6PyM6

 

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.