Por que falar de gênero é importante?

Essa tal de ideologia de genero aparece de novo no debate, e dessa vez achei interessante me pronunciar com um textão.

Genero e sexualidade são duas coisas diferentes e podem ser combinadas de inúmeras formas. Começando que não é algo necessariamente binário como muita gente acha que é, e as vezes pode ser que seja. Existe todo um espectro, e vou tentar explicar aos poucos.

cover.infographic1

Expressão de Gênero

É como uma pessoa se expressa pras outras pessoas, bastante simples. Mas não é só masculino e feminino, como parece pra vem de longe; mas não é só dos dois “extremos”, mas também existem terceiro gênero, agenero (alguém que não se expressa em nenhum gênero), gênero fluido (pessoa que se expressa conforme se sente podendo estar nos “extremos” do espectro mas no meio também). E o que isso tem haver com eu ou você? Nada, só não pode ter preconceito e enxergar o outro como alguém igual a eu ou você. Ajuda a pessoas a que nós vejamos a outra pessoa como igual, e merecedor de respeito como qualquer outra pessoa; porque é qualquer outra pessoa.

Identidade de Gênero

Assim como expressão de género é como a pessoa se expressa, identidade é como a pessoa se identifica. De novo, não necessariamente cisgenero (pessoa que se identifica com o sexo designado ao nascimento, ou sexo biológico) mas como a pessoa se identificar. E aqui algo importante, é preconceito falar que a pessoa está confusa, errada, ou algo parecido. Independente se a pessoa é de perto ou de longe, é uma pessoa e merece respeito; se quiser se aproxime, faça amizade e quem sabe ganhe um(a) amigo(a).

Atração Sexual

É o “tipo” de ser humano por qual alguém sente atração sexual; geralmente ou envolve gênero ou sexo designado ao nascimento. Por exemplo tenho amigos que se sentem atraídos exclusivamente por pessoas do genero feminino, nascidas mulheres (são chamados homens heterossexuais); outros que sentem atraídos por pessoas nascidas (sexo designado ao nascimento) mulheres, mas independente de com qual gênero se identificam ou se expressam (esses são femsexuais).

Atração Romantica

É o “tipo” de ser humano por qual alguém sente atração romântica. E pode ser diferente da atração romântica. Por exemplo, um femsexual pode ser hetero romantico (se sentir atraído sexualmente por pesoas nascidas mulheres, mas só desenvolver relacionamentos romanticos com nascidas mulheres E que se identificam e expressão como o genero feminino).

Entender como o outro se sente e tentar fazer com que a convivência com o outro seja com o mínimo de atritos. Chamar alguem que nasceu com genitalias masculinas com pronomes femininos não é aplaudir o estilo de vida dessa pessoa, é só você reconhecendo que ali existe um ser humano que deve ser respeitado em sua individualidade tal como você merece ser respeitado na sua.

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.