Lembra da Internet Discada?

Comecei esse post deitado no sofá, num tablet sem um fio sequer conectado a ele. E com meu pai do lado conversando sobre o inicio da internet na nossa vida. E aí percebi como somos hipsters pra caramba aqui em casa! Meu pai teve o primeiro e-mail num servidor americano Cumpuserve, onde cada usuário tinha um numero, e o endereço era o numero@compuserve.com e só podia ser texto. O computador rodando um MS-DOS (tela preta e verde). Isso porque um amigo ,americano erradicado no Brasil, conseguia pagar lá no Estados Unidos pelo “servidor” e disponibilizar os emails. E isso a incrível velocidade de 2048 bits por segundo, ou seja 2,0 kbps. Isso antes do Bradesco trazer o primeiro servidor de internet pro Brasil, em 1994.

209-1[1]
Sim, assim era o e-mail do compuserve.

E aí “evoluímos” pra um computador de 2 Giga de HD, com Windows 95. Ou seja, um computador com 166 MHz de processamento que travava se tu colocasse mais que dois ícones na barra de tarefas, e tinha que ter cuidado para desligar. E a internet discada que custava uma fortuna, já que tu pagava servidor que ia acessar, o provedor de internet e a companhia de telefone. E sim eram três tarifas diferentes que vinham para serem pagas! Exceto claro, quando nos mudamos para os Estados Unidos (sim vivemos lá por 6 meses) e lá não se pagava tudo isso, até porque ligações locais são gratuitas e o resto era muito barato.

Sim, existiu uma apresentação do Win95 ao mundo.
Sim, existiu uma apresentação do Win95 ao mundo.

E aí vieram os outros computadores, mas a internet já estava mais em voga. Pra terem uma ideia o primeiro e-mail que tivemos aqui em casa (sim era um e-mail pra familia) era ZAZ, que depois virou Terra. E acho que foi nesse tempo que eu ganhei de presente o meu primeiro computador. Tinha 6 gigabytes de HD, e 128 mega de ram, 400 MHz; ou seja, qualquer celular que rode android já é muito superior aquele computador. E foi nesse PC que eu comecei minha jornada em “gamer”. Até porque não tinha como ficar 100% do tempo na internet (hoje eu fico mais ou menos 8 horas por dia). E foi aí que algumas coisas entraram na minha vida, e estão aqui até hoje. Os hoje chamados abandonware eram lançamento naquela epoca.

how-1[1]
Roller Coaster Tyccon. Um dos mais clássicos abandonware ever.
Sim, teremos posts mais pra frente sobre os abandonware, então falemos da outra fase. A fase em que o ADSL foi inserido na minha vida, um upgrade de 56 Kbps para 600 Kbps e a certeza que não precisaria ficar torcendo para dar certo a conexão. E foi nesse momento que duas coisas foram inseridas na minha vida: MSN e Google. Sim, estamos falando de 2005, quando o gmail com convites foi inserido na discussão “internética”. Ficar o dia todo em sites de jogos de Flash, porque não podia salvar.

old-gmail[1]
Ali do lado esquerdo, tem o negocio de convites.
Desse tempo até hoje passaram alguns anos, mas internet mobile fica pra outro dia, ok?

bye gif

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.