Porque eu não moraria nos USA (após o intercambio)

Muita gente tem me perguntado se eu gostaria de continuar vivendo nos USA após o intercambio ou se gostaria de voltar para morar por aqui. A minha resposta tem sido um claro e sonoro NÃO.

E aqui eu quero explicar as minhas principais razões pra tal decisão:

1) Sistema de  Saúde

Parece coisa de velho, mas devido a recentes acontecimentos na minha familia eu tenho pensado sim em morar em um país que tenha um sistema de saúde gratuito e socializado. Eu não quero nem pra mim nem pra ninguem que alguém doente tenha que ficar se preocupando em gastos hospitalares. Isso de ficar negando ambulancia em filmes (veja episodio 1 de Breaking Bad, e veras o que digo) nunca atuz muito sentido até eu chegar aqui. Mil dolares é o custo de uma ambulancia ir te buscar em um acidente e te levar a um hospital, como minimo.Uma perna quebrada (gesso + raio x) começa em 95 mil dolares.

Sem plano de saúde socializado, professor de química começa a produzir metanfetamina.
Sem plano de saúde socializado, professor de química começa a produzir metanfetamina.

2) Educação Superior

Outra coisa que custa dois rins. Uma faculdade barata custo 25 mil dolares por semestre. Só pra frequentar as aulas, fora custo de laboratorio, dormitorio, etc. Eu quero ao menos chegar no mestrado, mas não gastando 50 mil dolares por ano. É mais barato ir pro Canadá e pedir pra transferir diploma do que estudar aqui. Além de que eu penso em formar familia, e não quero ver meus filhos endividados pra vida por causa da faculdade.

Razão pra não pagar milhares de dólares em Faculdade: GOOGLE!
Razão pra não pagar milhares de dólares em Faculdade: GOOGLE!

3) Direitos trabalhistas

Sabe aquelas cenas que alguem fala:”Ta despedido” num filme, e a pessoa tem que ir buscar as coisas dela? É de verdade. Não existe aviso previo, nem acerto, como ‘default’.  Existe uma clausula no contrato determinando quanto tempo minimo de contrato, e é pago uma multa de quebra de contrato que é outra coisa. Férias remuneradas? Não. Decimo Terceiro? Nem ferrando. Até a aposentadoria é diferente, a aposentadoria aqui é uma poupança que você vai juntando; não tem estilo aposentadoria mensal como no Brasil. É uma parcela só, e se você viver mais do que estava planejando, paciência.

Telling you guys!
Telling you guys!

4) Monster life

Uma garrafa de coca 2l custa 1,30 no walmart, uma agua de 1l custa 1,00 e uma garrafa de suco de laranja “fresco” 300 mL é quase 2 dolares. Entendeu? Coca-Cola é mais barata que Agua, que é mais barata que Suco. Um refill eterno de refrigerante em uma loja de fast-food (esses refill gratuitos são normais em quase todos os fast-foods) custa 1 dolar o copo. Se tu quiser se sentir saudavel e compra frutas é ao menos 1 dolar A FRUTA, não o quilo; ou seja preço de banana é algo caro. Enquanto 10 bananas te custam 10 dolares, uma pizza large com 1 topping custa 8; qual você escolhe? Isso é chamado de ‘monster life’, quando você menos percebe ta pesando 20 kg a mais, e tendo que usar scooter de shopping.

Nem pra passear elas não largam a cadeira!
Nem pra passear elas não largam a cadeira!

5) Americano sabe coisas especificas, mas nada geral

Sabe o primeiro episodio de Sherlock (BBC) quando o John Watson fica impressionado em saber que Holmes sabe pouco sobre astronomia, então isso é qualquer americano. Fui perguntado esses dias se o Brasil era colado com a Russia, e como assim que o Brasil fica na America? Como assim o Canal do Panamá foi construido por americanos? As pessoas que me perguntaram isso sabem de cabeça onde é o sul e o norte (eu não tenho a minima ideia) mas não sabem que Argentina não fica na Europa.

Americanos e geografia, um caso de odio.
Americanos e geografia, um caso de odio.

6) Medidas

Por que eles insistem nesse sistema de medidas que não faz sentido? 1 metro é 10 decimetros, 1 decimetro é 10 centimetros, feliz e simples. 1 milha é 5280 pés, 1 pé é 12 polegadas, logica se foi. Aí tu aplica isso pra tudo. Medida linear, medida volumetrica, temperatura, etc. Eu não entendo a logica, e ninguem consegue me explicar. Eu juro que ja perguntei pra alguns estudantes de engenharia e medicina (ambos usam tanto Sistema Internacional, quanto Sistema Americano) como eles fazem, e todos me falaram que usam uma calculadora o tempo todo ou ficam fazendo a conta de cabeça.

Americanos!
Americanos!

Acho que essas são as razões para eu não querer voltar para morar aqui, e você já pensou em morar nos USA? Quais as suas razões?

Não curtiu eu reclamando dos USA? DEAL WITH IT!
Não curtiu eu reclamando dos USA? DEAL WITH IT!

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.