Telegram é melhor que WhatsApp?

Faz um tempo que eu uso o Telegram paralelamente com o WhatsApp como mensageiro instantâneo (IM) para celular. Sinceramente, a ideia é cada vez converter mais gente e deixar de usar o WPP.

Vamos a comparação?
Vamos a comparação?

Começando pela segurança. Alguns boatos que o Telegram era inseguro e já tinham liberado alguns dados de usuários. Um dos criadores do Telegram oferece 300 mil dólares pro hacker que conseguir quebrar o código do programa e roubar alguma informação; e até agora o “campeonato” continua se vencedores. Enquanto parte do Fappening é de vazamentos do WhatsApp, assim como do iCloud.

O Telegram não só promete segurança, como paga pra quem conseguir provar o contrario.
O Telegram não só promete segurança, como paga pra quem conseguir provar o contrario.

O envio de arquivos é maior que do WPP, principalmente porque (ao contrario do IM Verdinho) arquivos de até 1,5 gb podem ser enviados. Isso quer dizer que o video não é cortado no meio, ou diminui a qualidade. E é possível mandar praticamente qualquer tipo de arquivo, de fotos e videos até pdf’s e zips.

O envio de outros arquivos é mais interessante porque ficam na nuvem, e é possível acessar por qualquer plataforma, existindo aplicativos pra todos os OS’s (Computador e Mobile) e versão web pra quem não quer instalar um novo programa. Ressaltando que não precisa ter o celular sequer ligado pra acessar web, porque é 100% na nuvem. O que torna mais favorável, porque não precisa se preocupar em ficar fazendo backup; já que tudo fica automaticamente na nuvem.

Dá pra usar telegrama em qualquer lugar, em qualquer plataforma!
Dá pra usar telegrama em qualquer lugar, em qualquer plataforma!

Se o usuário não quiser que fique na nuvem, vai que é coisa mais “pessoal e intima”, tem como mandar também. Os “Chat’s Secretos” são uma verdadeira joia. Alem de não ficar na nuvem, se um dos participantes deletar o chat, é deletado automaticamente no dispositivo da outra pessoa; e só pode ser acessado por um dispositivo. Pra quem quer se sentir num filme de espião, as configurações  permitem que seja enviado mensagem “auto-destrutiva”; o que simula algo parecido com o temporizador do SnapChat… mas vale pra qualquer tipo de arquivo, ou texto mesmo.

Vamos ser amigos no Telegram?
Vamos ser amigos no Telegram?

A minha nova descoberta são os bots, que são como robôs na nuvem que o usuário pode “conversar”. Por exemplo, eu uso um que me manda uma mensagem todo dia o horário que saio para o estagio com o clima pro dia; dividido em previsão para manhã, tarde e noite. É algo que o próprio celular fornece, mas não tão clean. Existem outros que enviam desde piadas com periodicidade programada, até citações de livros. E a biblioteca de bots só cresce, já que a API é open source e praticamente qualquer pessoa pode programar um novo bot. Nas ultimas atualizações foram implementados “inline bots” que significa que em uma conversa com qualquer pessoa é possível citar diretamente Wikipedia, IMDb ou dicionário (além de alguns outros) sem precisar ficar procurando o link fora do aplicativo.

Bem, como deu pra ver são inúmeras opções de uso para o aplicativo; o que o coloca num nível bem superior aos concorrentes. Esse post também marca o inicio do nosso canal lá; porque existem coisas que a gente vivencia que merecia um post no blog, mas as vezes é assunto pequeno que nem vale o tempo investido em um blog post.

Ah, eu já tava esquecendo; por enquanto não tem grupo de familia no Telegram.

Não esquece de seguir lá! https://telegram.me/werhipster
Não esquece de seguir lá!
https://telegram.me/werhipster
Um agradecimento a galera do Telegram no twitter por ajudar a corrigir alguns erros que tinha cometido no post.

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.