Zack Snyder é um bom diretor?

Muito se fala nos últimos dias do filme Batman V Superman, e das péssimas criticas que tem recebido. Mas no meio de tudo isso decidi olhar mais de perto os filmes do diretor Zack Snyder, e ver se foi só um deslize ou uma continuidade no trabalho como diretor.

Zack Snyder, diretor de Batman V Superman
Zack Snyder, diretor de Batman V Superman

Olhar pra carreira dele é meio que entender de onde vem as referencias usadas no seu ultimo filme, que também são as coisas mais criticadas. As cenas em slot-motion (que são mais de 20% de tempo de tela do filme), as cores desaturadas (washed colors) e por criar uma adaptação quase quadro-a-quadro das HQ’s são a assinatura dele. Tudo isso dá um ar de artista incompreendido, assim como a clara intenção de comunicar algo mais que apenas as cenas de ação. Com tudo isso dito ele não consegue deixar claro sua mensagem, ou mesmo fazer funcionar como narrativa.

Alguém já entendeu esse filme?
Alguém já entendeu esse filme?

Uma busca online por varios sites de critica cinematografica (IMDb, Rotten Tomatoes, Metacritic) vemos que a média dos filmes de Snyder (12 filmes em 12 anos de trabalho, com uma ótima media de filmes por ano) chega perto de 6.2/10; empatando ele com Kevin Smith (este escreveu um filme baseado em apenas a ideia de um velho dando abrigo grátis e exigindo que o visitante se vestisse como uma morsa duas horas por dia). Essa comparação ninguém deveria ficar feliz, afinal Smith já chutou o balde de fazer filmes para a critica a muito tempo. Provando que a decepção que muitos tiveram com BvS nada mais era que fruto de Zack como diretor.

Eu posso até ser fã do Kevin Smith, mas entendo que é pra um publico bem de nicho!
Eu posso até ser fã do Kevin Smith, mas entendo que é pra um publico bem de nicho!

Esperamos que os próximos filmes da DC, com direção do Snyder, sejam bons; mas a minha expectativa com filmes do diretor estão cada vez mais baixas. Fica aqui meus sinceros desejos para que o DCCU (DC Cinematic Universe) seja um dia tão glorioso como o MCU (Marvel Cinematic Universe) e que fãs de ambas editoras sejam bem representados na telona.

bye 123

Published by

Max

Responsável por essa bagaça, aquele que teve a ideia de que ter um blog seria legal. Escreve sobre o que vem na cabeça, as vezes sobre o que sobressai nas redes sociais também.